CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR E
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – Turma “C”
Discilina :Tecnologias Educacionais
Prof. Ms. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel.
Dupla:Denise Maria Pereira e Maria de Fátima S.De
Morais
Texto reflexivo :TIC e a Geração Digital
tendo como foco os processos de aprendizagem.
Educação
O computador não educa, ensina
Educação
O computador não educa, ensina
A tecnologia pode ser uma poderosa
ferramenta
para facilitar o aprendizado, mas não pelas
razões que muita gente acredita
para facilitar o aprendizado, mas não pelas
razões que muita gente acredita

Monica Weinberg e Carlos Rydlewski

A forma do uso
inteligente da ferramenta tecnológica ,como o computador na escola deverá buscar promover mudanças na
abordagem pedagógica vigente; e não apenas colaborar com o educador, para tornar
mais eficaz o processo de transmissão de conteúdo,conhecimento ,deve ir além .
A utilização da informática, internet ,outras TIC nas escolas,na educação deve
ser analisada como processo inovador ,de modernização,interação na troca de
resultados. A partir disso, será abordado sucintamente quais as características
que um aplicativo ,um jogo educativo ,um software deve ter para que promova o ensino ou ajude no processo de
assimilação do saber com significação.
O uso do
computador e outras tecnologias deveriam
ser melhor aproveitados como estímulos ao aprendizado em todo ambiente em que o
individuo atua,vive ,estuda,trabalha,pois atualmente temos oportunidades e
disponibilidades das TIC em casa como TV
a cabo,TV parabólica,internet gratuita nos shoppings,no trabalho,escola,e
muitas vezes não são utilizadas com sabedoria,não aproveitado-a
para a contribuição de um
aprendizado significativo.
Crianças que
como Emiline Pereira da escola de Porta
Alegre-RS ,de vida
humilde e simples que através de da ferramenta tecnológica disponível e
promovida pela escola pública obteve oportunidade de ter uma experiência
inesquecível, sobrevoar as savanas africanas através de uma pesquisa na internet,onde o conhecimento teve significado para a mesma.
O texto mostra
que na era digital o computador tem um poder,sendo ferramenta de facilitar o
aprendizado, desde quando for utilizado com sabedoria,tornando a forma de aprender
através do lúdico ,sendo prazeroso e significativo,sabe-se que a
criança,o individuo tem que se sentir motivado a buscar o conhecimento,pois a diferença estar no objetivo e modo de uso da
ferramenta ,aparatos, aplicativos ... no estimulo da aprendizagem, onde o uso
deve ser com competência ,habilidade e compromisso, promovendo assim,
aprendizado com eficácia, facilitando o processo de ensino.
Será que
todas as escolas públicas , equipe pedagógica estará preparada para o uso das
TIC?O governo estar cada vez mais investindo e estimulando os servidores
públicos com formações continuadas,enviando
computadores para sala de informática e buscando meios de disponibilizar
o uso da internet gratuita em locais
públicos ,baixando preços de aparatos,eletrônicos e outras tecnologias para que
à população brasileira tenha acesso modernização,inclusão digital e possam acompanhe
o mundo globalizado.Mas,isso ainda não é suficiente ,além disso ,sinto que
falta força de vontade de profissionais na área da educação em querer acordar
para os avanços tecnológicos ,modernização ,perceber que tem que buscar
conhecimento,parar de resistir o uso do computador para planejar ,promover aprendizagem aos seus
alunos.Observa-se que os alunos estão com uma visão à frente de alguns
professores e que eles estão perdendo de interagir no mundo virtual.Isso é muito rico se for usado para
compartilhar sabedoria,conhecimentos,veja como há interação
social,mobilizações,protestos nacionais ,muitos alunos estão atualizadíssimos...
com o uso das redes sociais:facebook,youtube,twiter... Sabemos que esses
avanços tecnológicos tem sempre dois lados :o positivo e o negativo,nos temos a
liberdade de escolha.
O que nos
fala a revista VEJA: Para as instituições escolares, ter os alunos entrelaçados através de redes virtuais é uma transformação ,uma
novidade – e de um avanço positivo no processo de aprendizagem, como
socializam,compartilham experiências
(ainda isoladas) no mundo todo. Um ótimo exemplo vem do continente asiático,o
Japão. Estudar em rede lá tornou-se uma febre. Com o a ferramenta ( computador),
os alunos dividem as etapas de um experimento
de física e se lançam em longos debates literários. “Tais atividades, previstas
no currículo, se dão entre milhares de educandos de diferentes instituições escolares .
Aplica-se com isso no ambiente escolar uma das leis fundamentais da informática,
enunciada na década de 70 pelo americano Robert Metcalfe, pioneiro no uso da
tecnologia para conectar as pessoas: quanto mais gente ligada a uma rede, maior
é o seu poder”
O texto fala que os estudos enfatizam dois efeitos positivos das
comunidades virtuais.O primeiro, elas abrem uma nova dimensão ao exercício
intelectual, na qual as crianças são incentivadas a desenvolver rapidez de
raciocínio para dar respostas on-line e a expor ideias diante de centenas de
colegas virtuais. E o segundo fato positivo é que as redes ensinam a trabalhar
em equipe. "Aprender a produzir em rede é um pré-requisito às crianças do
século XXI", resume José Armando Valente, do núcleo de informática
aplicada à educação da Unicamp.
APRENDIZADO SEM
FIO
Com a conexão wireless permite que alunos usem computadores no recreio. Isso em escolas
como Fundação Bradesco em campinas-SP.Eles vão levar os laptops para casa ,como
podemos ver as regiões do Brasil :sul e sudeste estão muito a frente das demais ,portanto acredito que um dia chegue
na região nordeste e contribua para o letramento ,aprendizado...Já que, segundo a revista veja,” os efeitos do
computador na educação crescem exponencialmente quando seu uso ultrapassa as
fronteiras da escola – e nesse ponto a ideia do governo federal de distribuir
laptops para que as crianças levem para casa é acertada. Uma pesquisa conduzida
pela OCDE (organização que reúne países da Europa e os Estados Unidos) revelou
que os melhores estudantes de 41 países são aqueles que cultivam o hábito de utilizar
o computador em casa. O estudo esclarece as razões. Uma delas é que esses
alunos dedicam 30% mais tempo aos estudos, atraídos por aulas virtuais como as
que dá o professor brasileiro Soleiman Dias – na Coréia do Sul. Como os
professores coreanos, ele reserva uma hora do dia para tirar dúvidas e propor
desafios on-line. "Os alunos participam mais das aulas virtuais do que das
tradicionais", constata Dias. Outro impacto positivo dos computadores em
casa é que eles ajudam a aproximar os pais da vida escolar, fator decisivo ao
bom resultado acadêmico. Dá-se de forma simples: a família passa a ter acesso
às lições por meio de páginas da escola na internet. Será assim na casa da
família Pereira, em Campinas. O filho, Victor, de 9 anos, em breve passará a trazer
um laptop da escola, notícia que emocionou sua mãe, a costureira Sônia:
"Ter um computador em casa era um sonho de todos nós". Victor estuda
numa das escolas da Fundação Bradesco, que iniciou em setembro um projeto
semelhante ao piloto do governo federal. “
"O
computador pode democratizar o acesso às informações".
Claudio de Moura Castro:
Ao se distribuírem
laptops a estudantes brasileiros, dá-se a eles um bilhete de entrada a um gigantesco
banco de dados digital. É como se ali estivessem armazenados 40 bilhões de
toneladas de papel – 6 toneladas por habitante do planeta.[...] e os laptops
poderão ampliar o horizonte de crianças pobres como Emeline Pereira e seus
colegas de Porto Alegre.
Sendo assim, o uso do computador,da tecnologia pode
contribuir para auxiliar e viabilizar o ensino,inovando e criando novas
possibilidades e principalmente como
suporte,apoio pedagógico e nas formações continuadas ,em cursos de Educação à
Distância. A Internet é uma ferramenta pedagógica que facilita a comunicação e
a interação e troca de opiniões entre todos de forma geral; aproximando as
pessoas, geograficamente distantes, no mundo, sem distinção de credo, raça ou
ideologia com o objetivo primeiro de discussão para o crescimento em conjunto.
Bibliografia Consultada
VALENTE, José A.. O
Uso Inteligente do Computador na Educação. http://www.proinfo.mec.gov.br/didatica/testosie/txtusointe.shtm
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