segunda-feira, 8 de abril de 2013

REFLETINDO SOBRE AS TIC e a Geração Digital


CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR E
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – Turma “C”
Discilina :Tecnologias Educacionais
Prof. Ms. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel.
Dupla:Denise Maria Pereira e Maria de Fátima S.De Morais
Texto reflexivo :TIC e a Geração  Digital  tendo como foco os processos de aprendizagem.
Educação
O computador não educa, ensina
A tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta
para facilitar o aprendizado, mas não pelas
razões que muita gente acredita
http://veja.abril.com.br/veja_online_2006/imagens/fio_assinatura.gif
Monica Weinberg e Carlos Rydlewski


acessando jogos educacionais  acervo de Fátima (2011)notebook sendo conectando ao retroprojetor
A forma do uso inteligente da ferramenta tecnológica ,como o computador  na escola deverá buscar promover mudanças na abordagem pedagógica vigente; e não apenas colaborar com o educador, para tornar mais eficaz o processo de transmissão de conteúdo,conhecimento ,deve ir além . A utilização da informática, internet ,outras TIC nas escolas,na educação deve ser analisada como processo inovador ,de modernização,interação na troca de resultados. A partir disso, será abordado sucintamente quais as características que um aplicativo ,um jogo educativo ,um software deve ter para que  promova o ensino ou ajude no processo de assimilação do saber com significação.
O uso do computador e outras tecnologias  deveriam ser melhor aproveitados como estímulos ao aprendizado em todo ambiente em que o individuo atua,vive ,estuda,trabalha,pois atualmente temos oportunidades e disponibilidades das TIC  em casa como TV a cabo,TV parabólica,internet gratuita nos shoppings,no trabalho,escola,e muitas vezes não são utilizadas com sabedoria,não  aproveitado-a  para a contribuição de um  aprendizado significativo.
Crianças que como Emiline Pereira  da escola de Porta Alegre-RS ,de vida humilde e simples que através de da ferramenta tecnológica disponível e promovida pela escola pública obteve oportunidade de ter uma experiência inesquecível, sobrevoar as savanas africanas através de uma pesquisa  na internet,onde  o conhecimento teve significado para a mesma.
O texto mostra que na era digital o computador tem um poder,sendo ferramenta de facilitar o aprendizado, desde quando for utilizado com sabedoria,tornando a forma de aprender através do  lúdico ,sendo  prazeroso e significativo,sabe-se que a criança,o individuo tem que se sentir motivado a buscar o conhecimento,pois  a  diferença estar no objetivo e modo de uso da ferramenta ,aparatos, aplicativos ... no estimulo da aprendizagem, onde o uso deve ser com competência ,habilidade e compromisso, promovendo assim, aprendizado com eficácia, facilitando o processo de ensino.
Será que todas as escolas públicas , equipe pedagógica estará preparada para o uso das TIC?O governo estar cada vez mais investindo e estimulando os servidores públicos com formações continuadas,enviando  computadores para sala de informática e buscando meios de disponibilizar o uso da internet  gratuita em locais públicos ,baixando preços de aparatos,eletrônicos e outras tecnologias para que à população brasileira tenha acesso modernização,inclusão digital e possam acompanhe o mundo globalizado.Mas,isso ainda não é suficiente ,além disso ,sinto que falta força de vontade de profissionais na área da educação em querer acordar para os avanços tecnológicos ,modernização ,perceber que tem que buscar conhecimento,parar de resistir o uso do computador  para planejar ,promover aprendizagem aos seus alunos.Observa-se que os alunos estão com uma visão à frente de alguns professores e que eles estão perdendo de interagir  no  mundo virtual.Isso é muito rico se for usado para compartilhar sabedoria,conhecimentos,veja como há interação social,mobilizações,protestos nacionais ,muitos alunos estão atualizadíssimos... com o uso das redes sociais:facebook,youtube,twiter... Sabemos que esses avanços tecnológicos tem sempre dois lados :o positivo e o negativo,nos temos a liberdade de escolha.
O que nos fala a revista VEJA: Para as instituições  escolares, ter os alunos  entrelaçados através  de redes virtuais é uma transformação ,uma novidade – e de um avanço positivo no processo de aprendizagem, como socializam,compartilham  experiências (ainda isoladas) no mundo todo. Um ótimo exemplo vem do continente asiático,o Japão. Estudar em rede lá tornou-se uma febre. Com o a ferramenta ( computador), os alunos  dividem as etapas de um experimento de física e se lançam em longos debates literários. “Tais atividades, previstas no currículo, se dão entre milhares de educandos  de diferentes instituições escolares . Aplica-se com isso no ambiente escolar uma das leis fundamentais da informática, enunciada na década de 70 pelo americano Robert Metcalfe, pioneiro no uso da tecnologia para conectar as pessoas: quanto mais gente ligada a uma rede, maior é o seu poder”

O texto fala que  os estudos  enfatizam dois efeitos positivos das comunidades virtuais.O primeiro, elas abrem uma nova dimensão ao exercício intelectual, na qual as crianças são incentivadas a desenvolver rapidez de raciocínio para dar respostas on-line e a expor ideias diante de centenas de colegas virtuais. E o segundo fato positivo é que as redes ensinam a trabalhar em equipe. "Aprender a produzir em rede é um pré-requisito às crianças do século XXI", resume José Armando Valente, do núcleo de informática aplicada à educação da Unicamp.

APRENDIZADO SEM FIO
Com a conexão wireless permite que alunos  usem computadores no recreio. Isso em escolas como Fundação Bradesco em campinas-SP.Eles vão levar os laptops para casa ,como podemos ver as regiões do Brasil :sul e sudeste estão muito a frente das  demais ,portanto acredito que um dia chegue na região nordeste e contribua para o letramento ,aprendizado...Já que,  segundo a revista veja,” os efeitos do computador na educação crescem exponencialmente quando seu uso ultrapassa as fronteiras da escola – e nesse ponto a ideia do governo federal de distribuir laptops para que as crianças levem para casa é acertada. Uma pesquisa conduzida pela OCDE (organização que reúne países da Europa e os Estados Unidos) revelou que os melhores estudantes de 41 países são aqueles que cultivam o hábito de utilizar o computador em casa. O estudo esclarece as razões. Uma delas é que esses alunos dedicam 30% mais tempo aos estudos, atraídos por aulas virtuais como as que dá o professor brasileiro Soleiman Dias – na Coréia do Sul. Como os professores coreanos, ele reserva uma hora do dia para tirar dúvidas e propor desafios on-line. "Os alunos participam mais das aulas virtuais do que das tradicionais", constata Dias. Outro impacto positivo dos computadores em casa é que eles ajudam a aproximar os pais da vida escolar, fator decisivo ao bom resultado acadêmico. Dá-se de forma simples: a família passa a ter acesso às lições por meio de páginas da escola na internet. Será assim na casa da família Pereira, em Campinas. O filho, Victor, de 9 anos, em breve passará a trazer um laptop da escola, notícia que emocionou sua mãe, a costureira Sônia: "Ter um computador em casa era um sonho de todos nós". Victor estuda numa das escolas da Fundação Bradesco, que iniciou em setembro um projeto semelhante ao piloto do governo federal. “

"O computador pode democratizar o acesso às informações".
                                                                     Claudio de Moura Castro:

Ao se distribuírem laptops a estudantes brasileiros, dá-se a eles um bilhete de entrada a um gigantesco banco de dados digital. É como se ali estivessem armazenados 40 bilhões de toneladas de papel – 6 toneladas por habitante do planeta.[...] e os laptops poderão ampliar o horizonte de crianças pobres como Emeline Pereira e seus colegas de Porto Alegre.
Sendo assim, o uso do computador,da tecnologia pode contribuir para auxiliar e viabilizar o ensino,inovando e criando novas possibilidades e  principalmente como suporte,apoio pedagógico e nas formações continuadas ,em cursos de Educação à Distância. A Internet é uma ferramenta pedagógica que facilita a comunicação e a interação e troca de opiniões entre todos de forma geral; aproximando as pessoas, geograficamente distantes, no mundo, sem distinção de credo, raça ou ideologia com o objetivo primeiro de discussão para o crescimento em conjunto.


Bibliografia Consultada
VALENTE, José A.. O Uso Inteligente do Computador na Educação. http://www.proinfo.mec.gov.br/didatica/testosie/txtusointe.shtm



Nenhum comentário:

Postar um comentário