segunda-feira, 8 de abril de 2013

INCLUSÃO DIGITAL


                                                       
foto:acervo de Maria de Fátima 
 Inclusão Digital
A inclusão digital é um conhecimento tecnológico que devemos saber manusear computador e outros aparatos tecnológicos ,saber usar estas ferramentas atuais de formas corretas e inteligente ,deste modo o individuo estará incluso no mundo globalizado e terá um aprendizado significativo e com autonomia para a buscar saber.
O problema enfrentado muitas vezes é na aquisição dos aparatos ou de mídias digitais como os meios de comunicação modernos como smartphones,pela dificuldade financeira da maior parte da população de baixa renda que sentem dificuldade de adquirir esses eletros ou equipamentos de informática e outros aparatos tecnológicos.
Diante disso, o individuo tem que acompanhar esses avanços da era digital ,pois em toda ambiente ou parte que o individuo vai tem que saber manusear um conta eletrônica ,fazer pagamentos,saque em cash, e até mesmo,para pegar senha numa consulta e outros atendimentos que temos no cotidiano social e observa-se que muitos indivíduos sentem dificuldades para esses serviços ,como existem tantas dificuldades as empresas e entidades governamentais e ONGs que estão investindo,facilitando e promovendo possibilidades do acesso a população mais carente de estar incluído na era digital ,meios de comunicação como a internet e seus softwares e aplicativos ,entre outros tem sua relevância para o desenvolvimento cognitivo e social deste povo que necessita para se sentir incluso.
A grande parte da população, de um modo geral, ainda necessita de incentivo para buscar o conhecimento de como manusear por exemplo seu próprio celular,que por sua vez estar rico com configurações, aplicativos ,jogos e outros recursos tecnológicos que não são aproveitados com sabedoria.Sejam incentivos vindos dos órgãos públicos ou privados de nossa sociedade,como curso de informática gratuita ,matrícula escolares online na rede pública do estado,marcação de consulta médicas,
entre outros meios de fazer com que a população acompanhe essa era digital . Embora, ainda esteja lenta esse inclusão ,mas em toda parte da sociedade em que vivemos,e em nossos setores públicos estão começando a dar uma atenção maior a inclusão digital.
Sendo assim,a inclusão digital é um assunto muito comentado nos meios de comunicação, e vem sendo abordado e refletido no meio político, fazendo com que promovam ações,elabore projetos de políticas públicas que sejam executados nos programas sociais para sejam elaborados e implantados em todo o país.Ao longo da história, novas tecnologias têm tido o poder de influenciar e mudar o comportamento da sociedade consumista em adquirir eletros e aparatos interativos como os telefones mais modernos,o rádio mais potente e com várias funções,televisores com internet: LCD,plasma,LED,smart TV, laptops com tecnologias avançadas.
A diferença de uma sociedade critica,ciente autônoma e conhecedora dos benefícios da inclusão digital é algo surpreendente, passa a ser uma liberdade que envolve as novas tecnologias da informação e comunicação para uma sabedoria e poder, pois é além de manusear a ferramenta; é amplo do que um simples acesso ao computador,já que, a educação digital possibilita que o individuo construa e tenha a liberdade da busca pelo o conhecimento com autonomia,que esteja preparado para um mundo globalizado,consequentemente se promovendo a melhoria de qualidade de vida ,sendo assim, um cidadão criativo e empreendedor,contribuindo e fazendo crescer, desenvolver o nosso país.
                                                                  Denise Maria Pereira e Maria de Fátima Santos de Morais
                                                    Referências de imagens consultadas
Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/225772_INCLUSAO+DIGITAL+NO+BRASIL+ESTA+ACIMA+DA+MEDIA+MUNDIAL Acesso em: 08-04-2013 às 23:35h

                                VEJAM O QUE DIZ ; Revista ISTOÉ
                                       Inclusão digital no Brasil está acima da média mundial
Estudo baseou-se nos dados do Censo do IBGE de 2010 e do Gallup World Poll 2011 para criar um novo indicador, denominado Índice de Telefonia, Internet e Celular
Do Portal Terra
A inclusão digital no Brasil - processo que engloba o acesso das pessoas a celulares, à internet, telefones fixos e computadores sem conexão com a rede - avança acima da média mundial. De acordo com um estudo feito em 161 países e divulgado nesta terça-feira, o Brasil aparece em 72º no ranking, com 51,25% da população considerada incluída digitalmente. A média global é de 49,1%.
Apresentado no Rio de Janeiro, o estudo da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Fundação Telefônica/Vivo, baseou-se nos dados cruzados do Censo do IBGE de 2010 e nos dados globais do Gallup World Poll 2011 para criar um novo indicador, denominado Índice de Telefonia, Internet e Celular (ITIC). O ranking da inclusão digital conta com Suécia (95,8%) e Islândia (95,5%) nas primeiras posições.
Entre os municípios brasileiros, São Caetano do Sul (com 82,60%) e Santos com (78,19%), em São Paulo, são as duas cidades com o maior índice de inclusão digital no País. Florianópolis é a capital brasileira melhor colocada no indicador, com 77,06% das pessoas incluídas digitalmente.
Porto Alegre aparece em 5º lugar entre as capitais nacionais, mas entre os municípios a capital gaúcha cai para 16º no ranking, com 72,02%. São Paulo aparece em 6º entre as capitais e 19º entre os municípios, com 71,78%. O Rio de Janeiro aparece na 7º posição entre as capitais, e o 20º entre os municípios, com 71,56%.
A pesquisa revela que o uso de celular alavanca os dados brasileiros: o uso desse tipo de tecnologia cresceu mais de 180% na Classe E do país entre os anos de 2001 e 2009. Se for excluído do índice o acesso a celular, o ITIC do Brasil cai para 39,3% da população, mas sobe para 70º no ranking global.
A pesquisa foi realizada com pessoas acima dos 15 anos de idade em 161 países e 5.550 municípios brasileiros.
                                                    REVISTA ISTOÉ

_________________________________________________________________________________


         Via gizmodo.com.br:
         Inclusão digital: Sem uso, 2.500 tablets educacionais são roubados em Cuiabá

Há algum tempo, o Ministério da Educação trabalha para levar tablets a professores de escolas públicas. As primeiras unidades foram distribuídas em novembro, e o projeto está sendo expandido ao longo de 2013. No entanto, a chegada dos tablets parece não acompanhar o treinamento que precisa ser dado aos professores.
Enquanto os docentes de Cuiabá (MT) não recebiam treinamento, os tablets ficavam sem uso no depósito da secretaria de Educação. Nesta quarta-feira, uma quadrilha de oito homens armados invadiu esse depósito e roubou 2.500 tablets. O prejuízo é de R$ 1,15 milhão.
(…) O secretário municipal da Educação, Gilberto Figueiredo, diz ao G1 que os tablets estavam guardados desde dezembro “porque não havia sido feito um planejamento para a distribuição e o uso deles”. O treinamento para os professores só ocorreu no final de março, segundo a prefeitura.
O caso levanta uma preocupação quanto ao uso de tablets nas escolas públicas: a questão da segurança. Não se imaginava que alguém roubaria esses tablets, já que eles têm um acabamento bem chamativo na cor amarela; e na traseira, estão os dizeres “Ministério da Educação” em letras garrafais. Isso deveria dificultar a revenda.
E mesmo assim, o roubo aconteceu.

http://br-linux.org/2013/inclusao-digital-sem-uso-2-500-tablets-educacionais-sao-roubados-em-cuiaba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário